Cuidados para o transporte internacional de cargas

Posted by brandmedia
Category:

3 cuidados para o transporte internacional de cargas

Para garantir a segurança de seus bens ou mercadorias durante o transporte internacional de cargas, existem algumas medidas que devem ser levadas em consideração.
Veja, a seguir, os principais cuidados que você deve ter ao importar ou exportar suas mercadorias!

Organize a documentação

Quem deseja realizar um transporte internacional de cargas deve estar atento aos tipos de documentos exigidos, enviando-os em tempo hábil para o transporte. Alguns dos documentos solicitados são:

  • DDE- Declaração de Exportação;
  • Nota Fiscal e Fatura Comercial;
  • Registro de Exportação;
  • Certificado de análises e origem;
  • Packing List (marcações, dimensões e peso da carga);
  • Certificado de Fumigação (quando a mercadoria envolver madeira);
  • Demais documentos exigidos pela Receita Federal do Brasil para liberação da carga.

Acompanhe a carga

Os cuidados com a carga vão além do período que antecedem o transporte. É preciso acompanhar o percurso da carga, a fim de garantir que ela chegue em segurança ao destino, bem como estar preparado em caso de imprevistos.

Esse controle é importante para saber quando esperar o recebimento da mercadoria transportada e alinhar as suas expectativas com o serviço executado pela transportadora.


Contrate os seguros necessários

O seguro para transporte internacional deve ser uma prioridade nesse tipo de operação. Veja os seguros obrigatórios e facultativos:

  • RCTR-C: é o seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, que trata da responsabilidade civil por danos a terceiros, relacionado ao transporte rodoviário de cargas. Esse seguro possui contratação obrigatória por parte do transportador e cobre todo o território nacional.
  • RCTR-VI: também chamado de “Carta Azul”, é utilizado na circulação dos meios de transporte no Mercosul e garante indenização por perdas ou danos sofridos pelos bens ou mercadorias de propriedade de terceiros que são transportados da origem ao destino final. As coberturas incluem colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio ou explosão do veículo transportador. No transporte internacional a adesão deste seguro é obrigatória.
  • Carta Verde: Seguro obrigatório para veículos que ingressam em países do Mercosul. Seu objetivo é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito no período da viagem.
  • RCF-DC: é um seguro facultativo que cobre roubo de cargas transportadas, incluindo casos que envolvem ameaça grave ou violência. Trata-se de um seguro complementar que tem recebido bastante destaque, tendo em vista o aumento do índice de roubo de cargas.

Ainda com dúvidas sobre o seguro transporte internacional? A Alarmar Corretoraé especializada em seguros para transportes internacionais. Entre em contatocom nossos corretores e conheça as coberturas disponíveis no mercado. Nossos especialistas te ajudarão a encontrar a melhor opção de acordo com a sua necessidade de transporte.

WhatsApp chat